Emissão de notas fiscais NFCe com status de erro 890
Objetivo: Neste tutorial, você aprenderá como fazer a emissão de notas fiscais NFC-e com status de erro 890.
Etapas:
1 – Configurar a série de contingência 890 2 – Emitir as notas NFC-e com a série 890
Antes de aprendermos como transmitir notas fiscais NFC-e com status de erro 890, é importante compreender por que essa situação ocorre. As causas podem variar, apresentamos alguns exemplos: falta de conexão à internet ou conexão instável, instabilidade no servidor da SEFAZ responsável por receber as notas, certificado digital expirado.
É essencial saber que ao tentar transmitir uma nota com status de erro, a data de transmissão será registrada como o momento em que a nova tentativa foi realizada e não a data original de emissão da nota. Por exemplo, se tentar transmitir hoje uma nota com status de erro gerada ontem, a nota passará a ter a data de hoje. Portanto, é recomendado fazer essa transmissão no mesmo dia, se possível ou antes de fechar o mês.
Com essas informações esclarecidas, vamos ao passo a passo para verificar se existem notas com status de erro 890 e como resolver sua emissão.
1 – Configurar a série de contingência 890
Ao acessar o ERP em Notas > Numeração automática, verificamos quais séries para emissão de NFC-e estão cadastradas. Com essas séries em mãos, configuraremos no PDV as séries de contingência que serão usadas. Por padrão, adotamos a lógica de adicionar o último número da série a série de contingência 890. Por exemplo, se a série da NFC-e for 1, usamos a série de contingência 891; se for 2, usamos a série de contingência 892 e, caso haja mais séries, seguimos essa sequência, conforme a imagem do exemplo abaixo.

Quando instalamos o Datahex PDV, já tendo em mãos as séries de contingência que serão usadas, acessamos Configurações > Aba Sefaz e, no campo Série de Contingência (1), informamos uma série para cada PDV instalado.

2 – Emitir as notas NFC-e com a série 890 Para emitir notas NFC-e com a série 890, seguimos a lógica inicial que adotamos. Se, por exemplo, a nota com erro estiver com a série 891, ao transmiti-la, vamos transformá-la na série 1, que seguirá o sequencial cadastrado anteriormente no ERP.
Acesse o ERP em Notas > Entrada / Saída e faça o filtro conforme explicado abaixo.

1 – Como nosso objetivo é visualizar as notas de NFC-e com erro 890, clique em ‘Saída’. 2 – Por padrão, ao acessar 'Notas', será exibido o mês atual. Se você precisar filtrar por um período específico, clique no botão 'Dados de Emissão' e escolha a data desejada. 3 – Em ‘Status’, selecione a opção ‘Erro’. 4 – Digite a série de contingência desejada. 5 – Com as notas selecionadas, clique em Transmitir.
Ao clicar em Transmitir, será apresentada a tela a seguir. Clique em (1) Editar numeração.

A seguir, selecionamos a opção (1) para a série que iremos informar na opção (2), que será a série 1, pois estamos transmitindo notas de contingência da série 891, seguindo as orientações que adotamos. Se fosse série de contingência 892, seria a série 2. Deixe selecionado "Ajustar data e hora para horário atual" (3).

Ao clicar em Transmitir, será apresentada a imagem abaixo. Não se preocupe com a série (1) informada, pois a nota já foi enviada para a SEFAZ com série 1.

Suporte: 0800 444 6688 (WhatsApp) www.datahex.com.br
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