Como emitir uma NFe de remessa
Last updated
Last updated
Objetivo: Neste tutorial, você aprenderá a emitir uma NFe de remessa
Pré-requisito: Ter lido e entendido o “Tutorial como emitir uma NFe”
Estar cadastrado o produto a ser utilizado na emissão da NFe de remessa Estar cadastrado a pessoa física ou jurídica para quem será emitida Estar cadastrada a transportadora (se necessária) Estar com a série de emissão da NFe cadastrada Estar com certificado digital configurado Etapas:
1 - Procedimentos realizados em uma única etapa.
A remessa é definida como toda operação que não caracteriza venda, sendo esta não tributada. No entanto, é importante verificar com sua contabilidade quais informações fiscais utilizar no preenchimento da nota.
Exemplos de situações para emissão de NFe de remessa:
Remessa de mercadorias destinadas a demonstração e mostruário Remessa para depósito fechado ou armazém geral Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo Remessa de mercadoria em consignação Remessa de mercadoria ou bem para exposição ou feira Remessa em bonificação, doação ou brinde Remessa de amostra grátis
Partindo do pressuposto de que você leu e entendeu o “Tutorial como emitir uma NFe”, vamos demostrar a seguir apenas as diferenças entre uma NFe normal para uma de remessa, para evitar redundâncias nas explicações.
Lembre-se de que qualquer informação fiscal utilizada em qualquer tipo de NFe deve ser validada pela sua contabilidade para garantir precisão.
Em termos de configuração, as principais alterações ocorrem no cabeçalho da nota, como veremos a seguir:
1 – Na Natureza da Operação, escolha "remessa".
2 Na Finalidade, escolha "normal".
Suporte: 0800 444 6688 (WhatsApp) www.datahex.com.br