Terminal de consulta Gertec
Objetivo: Neste tutorial, você aprenderá a instalar e configurar um terminal de consulta Gertec.
Pré-requisito: - Compatibilidade de modelos Gertec: Os modelos TC 505 e TC 506 Mídia foram testados, mas tudo indica que a compatibilidade se estende a outros modelos da Gertec, como o G2, TC 504, TC 506, TC 506 S, TC 508, e os terminais GBOT.
- Escolha um computador para servir como servidor Gertec, no qual os terminais consultem os preços. Todo o processo de instalação será realizado nessa máquina. Apenas uma máquina deve ser escolhida.
- Atribua um IP fixo ao computador escolhido. Isso é fundamental, pois configuramos o terminal para apontar para o servidor pelo IP.
- Baixe e instale o Java 8. Link para download: https://www.java.com/pt-BR/download/
- Baixe o servidor Gertec “tc-server-2.4.9.jar”. Link para download: https://shre.ink/ghHX
Etapas:
I – Instalar o servidor Gertec II – Configurar o terminal com o IP do servidor Gertec III – Exportar os produtos para o servidor Gertec IV – Configurar o servidor Gertec
I – Instalar o servidor Gertec
Copie o arquivo do servidor Gertec 'tc-server-2.4.9.jar' baixado e coloque-o na pasta Datahex. Poderia ser outro local, mas, por uma questão de organização, usaremos essa pasta.
Crie um atalho do servidor Gertec 'tc-server-2.4.9.jar' na área de trabalho.
Configure o servidor Gertec 'tc-server-2.4.9.jar' para iniciar com o Windows.
Execute o servidor Gertec 'tc-server-2.4.9.jar'. Atenção: abra-o como uma aplicação Java, conforme veremos abaixo.
Clique com o botão direito do mouse sobre o servidor Gertec 'tc-server-2.4.9.jar', selecione 'Abrir com' e, em seguida, escolha 'Escolher outro aplicativo'.

Selecione o Java como aplicativo padrão e, em seguida, clique em 'Sempre'.

Caso aplique a mensagem abaixo, clique em 'Permitir'.

O servidor Gertec estará em execução, conforme a imagem abaixo. Deixe-o aberto ou minimizado (ele ficará com um ícone próximo ao relógio do Windows).

Para que o terminal de consulta funcione, o servidor Gertec precisa estar em execução, mesmo que minimizado.
II – Configurar o terminal com o IP do servidor Gertec Conecte e ligue o terminal Gertec na mesma rede do computador escolhido como servidor.
Conecte um teclado USB ou PS2 ao terminal (de acordo com o modelo). Use a tecla P do teclado para acessar o menu de configurações do terminal.
Use a senha admin (aplicável a alguns modelos) ou, por exemplo, a senha tc506m para o modelo TC 506 Mídia. A senha padrão varia de acordo com o modelo; consulte o manual do equipamento.
Insira o mesmo IP do servidor escolhido no terminal de consulta pelo teclado, utilizando a opção 'modo de configuração'. Atenção: há duas opções para configurar o IP; não selecione a opção 'rede', pois em 'rede' é o IP do terminal. O que estamos fazendo nessa configuração é permitir que o terminal reconheça o servidor.
III – Exportar os produtos para o servidor Gertec No programa Offline, acesse a opção 'Terminal de consulta' para gerar o arquivo TXT com os produtos. Salve o arquivo onde desejar, com o nome que preferir, escolhendo o formato UTF-8.
Exemplo do formato em que os dados do TXT são salvos:
7897256245452|COLA BASTAO 40G|R$5,00| 7893595552633|CARREGADOR USB|R$30,00|
IV – Configurar o servidor Gertec
Execute o servidor Gertec “tc-server-2.4.9.jar”.
No servidor Gertec, vá até a aba 'Produtos' (1), clique em 'Configurações do banco de dados' (2), selecione a opção 'Externo (arquivo de texto)' e clique em 'Pesquisar' e localize o arquivo TXT que salvamos no Offline (3). Por fim, clique em 'OK'.

Sempre que um novo produto seja cadastrado ou ocorra uma alteração de preço, deve ser gerado um novo arquivo pelo programa Offline.
O servidor Gertec consulta o TXT a cada 10 minutos e não possui a opção de diminuir esse intervalo. Caso seja preciso que a atualização no servidor Gertec ocorra imediatamente, vá até a grid de produtos e, ao clicar com o botão direito, selecione a opção 'Recarregar' no menu que se abre.

Observação:
Alguns terminais Gertec, que reproduzem a descrição do produto por áudio, apresentam problemas de reprodução se a descrição por muito longa. Nesse caso, é necessário desabilitar a reprodução de áudio no programa ou o cliente deve utilizar uma descrição mais curta.
Suporte: 0800 444 6688 (WhatsApp) www.datahex.com.br
Last updated