Tutorial TEF

Objetivo: Neste tutorial, você aprenderá a solicitar e ativar o TEF.

Pré-requisito: Formulário de ativação do TEF.

Para a ativação do TEF no sistema, é necessário fornecer algumas informações à TEF House (PayGo). No formulário, insira apenas informações oficiais e válidas. Link para acessar o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOQSHxivBLKmthZtpxV1kf4oXtKgZ32Mz0rNJwZrpCfbNwmQ/viewform?pli=1

Prazo de liberação: O prazo estimado é de 5 dias pela TEF House (PayGo).

Etapas:

I - Configurar as modalidades de pagamento para TEF II - Ativar TEF no PDV III – Fazer download e instalar o Setup PayGo IV – Instalar o TEF no PDV V – Exemplo de uma venda VI – Reimpressão

I - Configurar as modalidades de pagamento para TEF

1 – Indique a forma de pagamento NFC-e, caso ainda não esteja configurado. 2 – Ative as modalidades de pagamento que deseja utilizar com o TEF.

II - Ativar TEF no PDV

Ao abrir o PDV, acesse Configurações e, na aba Outros , deixe selecionado conforme mostrado na imagem abaixo.

III – Fazer download e instalar o Setup PayGo

Para facilitar futuros suportes ao cliente, deixe o download abaixo salvo na pasta da Datahex. https://www.setis.com.br/filevista/public/xeel/20240905-setuppaygowindows-v5-1-34-6.zip

Conecte o PINPAD ao computador. Execute APENAS o instalador SetupPayGo_full que foi baixado no link acima. Na tela que for aberta, clique em Instalar e aguarde. Na tela seguinte, clique em Avançar e depois em Instalar. Ao final, clique em Concluir. A imagem a seguir será exibida, clique em OK.

Em seguida, será apresentada a imagem abaixo. Habilite a seleção conforme a imagem.

1 – Insira o CNPJ. O CNPJ deve ser o mesmo que está registrado no sistema da DataHex e no adquirente.

2 – Insira o número do Ponto de Captura (PDC). Para cada terminal (PDV), haverá um número diferente de PDC correspondente.

O número do PDC será informado pela TEF House (PayGo) para a DataHex e encaminhado ao técnico responsável pela instalação.

Salve os números de PDC dentro da pasta do DataHex em um arquivo TXT para facilitar futuros suportes, indicando o PDC de cada PDV.

Clique em Ativar para finalizar.

Em seguida, será apresentada a tela abaixo. Você pode clicar em Fechar. Um ícone do PayGo rodará próximo ao relógio do Windows e iniciará automaticamente com o Windows.

IV – Instalar o TEF no PDV

Ao abrir o PDV, clique em Menu Adm. TEF, conforme a imagem abaixo

Selecione Instalação e clique em Selecionar.

Insira a senha técnica 314159 e clique em Confirmar.

Insira o número do Ponto de Captura (PDC). Para cada terminal (PDV), haverá um número diferente de PDC correspondente.

O número do PDC será informado pela TEF House (PayGo) à DataHex e direcionado ao técnico responsável pela instalação.

Insira o CNPJ. O CNPJ deve ser o mesmo que está registrado no sistema da DataHex e no adquirente.

Digite pos-transac.pgweb.io:31735 e clique em Confirmar. Esse endereço será o mesmo para todas as empresas.

Pode ser que alguns computadores sejam aplicados nesta mensagem. Clique em SIM.

Agora, aguarde alguns minutos até que as tabelas no PINPAD sejam atualizadas. Não saia do PDV, apenas aguarde.

Se tudo correr bem, será exibida a mensagem abaixo e o processo de ativação do TEF será finalizado.

V – Exemplo de uma venda

Ao finalizar uma venda no F12 em uma modalidade TEF, caso a empresa possua mais de um adquirente (CIELO, REDE, STONE, PAGSEGURO etc.), será exibida a tela abaixo para escolher o desejado. Se a empresa tiver apenas uma aquisição, essa tela não será oferecida.

Neste momento, a tela exibirá “AGUARDE O CARTÃO” e no PINPAD aparecerá “Aproxime, insira ou passe o cartão”. Siga as instruções indicadas na tela.

Após o cliente passar o cartão com sucesso no PINPAD, a tela abaixo será exibida e, em seguida, será fechada automaticamente. A nota fiscal será impressa, juntamente com os comprovantes, uma via para o estabelecimento e outra para o cliente.

VI – Reimpressão

Caso a impressora fique sem papel durante a impressão, acesse o Menu Adm. TEF na tela inicial do PDV e, na tela que se abrir, utilize a opção Reimpressão.

Observações: - Caso o cliente precise formatar ou trocar o computador, é necessário solicitar a liberação do número de Ponto de Captura (PDC) com o DataHex, que deverá solicitar junto com a TEF House (PayGo).

- Caso haja necessidade de troca do PINPAD por defeito do equipamento, não é necessário fazer nada no sistema; basta realizar uma troca. Analisar a possibilidade de criar modalidades à parte para serem usadas nesses casos, permitindo passar o cartão em máquinas independentes que não estão habilitadas para TEF.

- PDC Instalados – Recomendamos que você salve um backup em um arquivo TXT dentro da pasta do sistema e também em um drive de sua preferência.

Suporte: 0800 444 6688 (WhatsApp) www.datahex.com.br

Last updated